Latest News :

Promocional

Circulação digital de jornais cresce 118%

- SÃO PAULO- Balanço divulgado ontem pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC, nova designação do antigo Instituto Verificador de Circulação) mostrou estabilidade na circulação total de jornais no ano passado e um salto das edições puramente digitais.
A média de circulação no país, considerando impressos e digitais, foi de 4.392.567, com uma pequena queda de 867 exemplares, ou 0,02%, na comparação com 2013.

De acordo com os dados do IVC, as assinaturas (considerando edições impressas e digitais) cresceram 7,5%, chegando a um total de 2.367.205 em 2014, enquanto as vendas avulsas recuaram 7,6% ( para 2.025.364) no período.
O salto do digital fica evidenciado quando se considera somente assinaturas e vendas avulsas do meio, que somaram 500.370, contra 228.944 um ano antes — aumento de 118,5%.
A crescente importância do meio digital pode ser medida ainda por outro número. Sua participação no total de circulação, saltou de 5,2%, em 2013, para 11,4% no ano passado. O pico foi registrado em dezembro (15,1%).
— Cada vez mais, o leitor acessa a informação de onde quer que esteja. Isso faz com que as edições digitais cresçam — afirmou o presidenteexecutivo da entidade, Pedro Silva. — A estabilidade apresentada em nosso balanço só corrobora o que editores já têm como certeza: as multiplataformas das publicações “conversam” entre si e dão alternativas interessantes ao consumidor.
Ainda segundo ele, os jornais que possuem modelo de assinatura digital já começam a se beneficiar dessa estratégia, colocando-se em vantagem frente a outros mais dependentes da venda avulsa.
REVISTAS AVANÇAM NO DIGITAL
As revistas também estão passando pelo processo de digitalização, o que vem dando fôlego às empresas. A circulação impressa das revistas sofreu redução de 9,6% em 2014. Em compensação, as edições digitais cresceram 42,3% sobre 2013, passando a representar atualmente 5% da circulação total de exemplares do segmento.
— Acompanhamos esse crescimento das edições digitais desde 2012 e esse cenário, com certeza, traz novas perspectivas para o meio revista. Mesmo que os números das edições impressas tenham caído, o meio digital, notadamente aqueles via mobile, está dando fôlego ao setor — disse Silva.
Junto com esses números, a entidade divulgou ontem detalhes de seu novo posicionamento de mercado, a começar pelo nome: em vez de Instituto Verificador de Circulação, passou a ser de Comunicação.
Além do nome, mudou também a marca. Criada pela agência Loducca, ela ganhou design mais moderno, com o objetivo declarado de aumentar sua conexão com os meios digitais.
— Essa mudança reflete a realidade que já estamos vivenciando junto ao mercado, que é a de oferecer dados que contemplem as mais diversas plataformas de comunicação — afirmou o presidente do Conselho do IVC, João Ciaco.

fonte http://oglobodigital.oglobo.globo.com/epaper/viewer.aspx?Key=8s4vdpy9bqvimwcw1rudh8uu71mewwoeu3fho59y469am5u9ov

0 comentários: